segunda-feira, agosto 30, 2010

CONHEÇA O LIVRO VEREDINHA HISTÓRIA E CULTURA...

-->
A R E S E N T A Ç Ã O

            Mesmo não sendo natural de Veredinha, me apaixonei por esta terra aos8 anos de idade, quando aqui pisei pela primeira vez.Por ser descendente de veredinhenses, posteriormente me mudei para cá e aqui encontrei um povo acolhedor e amigo.Como educador, me deparei com a falta de registros históricos eculturais sobre Veredinha. E foi atuando na Educação que nasceu o desejo deconhecer melhor a história e divulgar as riquezas culturais do nosso povo.Em 2000, na direção da E.E. Antônio Fernandes de Oliveira, tive a oportunidadede conhecer melhor o trabalho do meu grande amigo Ivan Geraldo, professorgraduado em História que, como eu, também se interessa muito pelas questõesculturais e históricas e, juntos, planejamos resgatar e publicar tudo queconseguíssemos para perpetuar a história desta “nossa terra”.Com o apoio da 11ª S.R.E., conseguimos a aprovação, junto à SecretariaEstadual de Educação, do projeto “Resgate da História e Cultura do Municípiode Veredinha”, que recebeu apoio financeiro do PRODEC-PAIE.No desenvolvimento deste projeto, mobilizamos os professores e alunose trouxemos para dentro da escola grupos folclóricos, objetos históricos e pessoasidosas para contarem um pouco da história de nossa terra e dos valores culturaisdo nosso povo.Durante os quatro últimos anos continuamos a buscar maioresinformações sobre a história e a cultura deste povo. Conseguimos registrar fatosque julgamos muito importantes e que não poderíamos deixar que se apagassemcom o tempo. Por acreditarmos que é preciso “Resgatar a História para se preservara memória” é que escrevemos “Veredinha História e Cultura”. Esperandoque esse trabalho venha de encontro à necessidade de preservação de nossahistória, procuramos descrever a historicidade de nossa terra sob os aspectos:sociais, políticos, culturais e religiosos e colocar as informações resgatadas àdisposição do nosso povo para que, conhecendo o passado, possa valorizar opresente e trabalhar por um futuro melhor .      O Livro completo está disponível neste Blog. Para acessar, basta digitar: http://dimasls.blogspot.com.br/2014/01/veredinha-historia-e-cultura.html


6 comentários:

Val disse...

Olá!!!
Gostaria de parabenizá-los pela brilhante idéia de escrever a respeito de Veredinha, gostei muito do livro e posso dizer que me fez voltar um pouco às raízes, e que muito das passagens do livro fizeram ou fazem parte de alguma forma de minha vida. A muito saí de Veredinha , e fico feliz de saber dos progressos , que muitos amigos de escola estão se destacando e mostrando seu valor.
Parabéns a você Dimas e a você Ivan.

Valdete

Dimasls disse...

Obrigado, amiga!

Unknown disse...

Dimas,
Parabéns pela iniciativa e estendo o mesmo ao meu primo Ivan pela história retratada Graças a vocês, perpetuada nas gerações que virão através do livro.
Assim como vocês sou apaixonada por Veredinha e tudo que me remete a ela me emociona!
Abraços,
Vera.

Dimasls disse...

Vera, obrigado pelo comentário! Que bom saber que nossa Terra é tão querida. Sou apenas um enteado dela , pois nasci em Umuarama PR mas, para mim, não existe outra Terara melhor, outro povo melhor.
Valeu!!!

Érica Cordeiro disse...

Dimas..
Depois que sai de Veredinha, tive aulas com diversos tipos de profissionais, alguns com altos titulos e relevância. Gostaria de te dizer que entre os 5 anos de faculdade você e a minha professora de contabilidade Sirley, são os maiores exemplos de profissionais que eu já tive na vida.
Gostaria de Parabenizá-lo pela dedicação e o amor com que sempre ministrou suas aulas e representou o nome da nossa cidade.

Um grande abraço.
Érica Cordeiro -Uberlandia 19/08/2011

Dimasls disse...

Érica, você não sabe o quanto foi gratificante ler o seu comentário...! Realmente, gosto muito de trabalhar na Educação, ensinar e aprender... São tantos destinos que passam pelas nossas salas de aula...! Pessoas como você nos dão muitas alegrias. São pessoas que acreditam e vão à luta. É muito também, bom saber que você continuou os estudos. Parabéns! Fico feliz em saber que tem pessoas que gostam do meu trabalho..! Obrigado!
Felicidades!