domingo, agosto 29, 2010

SALVEM O BROTO...!

SALVEM O “BROTO!

 O “Broto” é uma linda nascente situada há , aproximadamente 1,5km de Veredinha. No passado essa nascente jorrava água em abundância e era responsável pelo abastecimento total de água da sede. Atualmente, Veredinha conta com um sistema de abastecimento de água tratada, bombeada do Rio  Itamarandiba pela COPANOR. Porém, tememos que os proprietários das terras próximas ao “ Broto” queiram e consigam desmatar a floresta de contenção daquela importante nascente. Isso seria uma catástrofe irreparável, uma vez que poderia ocasionar a extinção da nascente, a exemplos de outras da região. Há que se fazer alguma coisa para  que tal catástrofe não aconteça... Se não batalharmos para a preservação de cada uma das nascentes que alimentam os rios, num futuro próximo,  teremos somente o rastro dos leitos dos rios e será muito tarde  para lamentar.                    Dimas07/09/2010 

Caro leitor esse ano o tema da Campanha da Fraternidade é “FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA”. É importante refletirmos sobre o nosso papel no planeta que Deus nos deu de presente. Será que ele está gostando da forma em que estamos tratando sua melhor e maior criação: O Planeta?
Diante da ganância do homem, nada importa a não ser o lucro. Mesmo sabendo da importância da conservação das nascentes e das consequências drásticas do mau uso dos recursos naturais, o homem insiste em agredir o Meio Ambiente. Estou preocupado. Temos uma linda nascente nas proximidades da cidade chamada “Broto”. Tememos que o desmatamento da floresta de contenção desta nascente para plantio de eucalipto, como penso que será feito em breve, irá extinguir a nascente dentro de pouco tempo. Mas, quem realmente pode fazer alguma coisa? Já encabecei um abaixo assinado para pedir a aquisição do terreno da floresta acima citada e tombamento da mesma como patrimônio de preservação ambiental, mas de nada adiantou.
Lamento que para uns o dinheiro possa ser mais valioso que a água.
Penso que, de nascente em nascente, rios vão secando e, cada vez mais, empobrecendo a natureza e enriquecendo uns pousos. Penso também que as questões ambientais deveriam ser levadas mais a sério pelas autoridades. Proponho que o poder público de Veredinha se empenhe mais na preservação das nascentes, afinal, são elas que mantêm os rios vivos e a água é de fundamental importância para todos nós.
                                                                            Dimas 30/03/2011
O Capitalismo centrado na ganância tem levado o ser humano a se preocupar cada vez menos com o futuro do Planeta. As grandes potências não querem ceder nada em favor da preservação do Meio Ambiente. E essa moda de acabar com tudo que for preciso para ganhar dinheiro tem se espalhado e, cada vez mas, deparamos com as atrocidades; sejam elas ilegais ou até mesmo legais. Os legisladores tem pensado cada vez menos na conservação do Meio Ambiente e aprovado leis que são, no meu entender, verdadeiros “ CRIMES AMBIENTAIS”. É inaceitável que tantas atrocidades aconteçam com o amparo de Leis totalmente desfavoráveis à preservação da Natureza. Fico triste por saber que em nossa região, em função do alto lucro proporcionado pelo eucalipto, tantos desmatamentos, próximos às nascentes estejam acontecendo. Atualmente, após a Acesita ter desmatado quase todas as chapadas e, em alguns casos até nas proximidades de nascentes, como é o caso da “Santinha”, próximo a Veredinha, os proprietários de reservas próximas às nascentes descobriram também a “Galinha dos ovos de ouro”, o eucalipto. E, assim, vão desmatando cada vez mas e preocupando somente com o lucro, provocando uma perda irreparável.



A nascente do “BROTO”, situada a aproximadamente 2km de Veredinha já foi uma grande nascente e, atualmente, ainda ostenta uma água límpida e cristalina. Mas, pelo que tudo indica, dentro de poucos anos tudo não passará de lembranças.


Nossos representantes legais do executivo e do legislativo nada fazem a este respeito, porque será? Penso que se nos uníssimos , poderíamos fazer alguma coisa para salvar o pouco que resta. Se não fizermos nada hoje, as futuras gerações sofrerão as consequências. Acho também que temos a responsabilidade de deixar o Planeta em boas condições de vida para as futuras gerações.


Gostaria de propor ao Poder Público de Veredinha, que adquirisse o terreno da floresta de contenção da nascente do “BROTO” e os legisladores elaborassem e aprovassem uma Lei de Tombamento d terreno como parque de preservação ambiental e assim, salvarmos uma nascente que é um bem muito precioso, não só para os moradores das proximidades, mas também para os moradores que se utiliza da água do Rio Itamarandiba e outros onde este deságua. Veredinhenses, lembrem-se: se os moradores Riu acima deixarem os desmatamento acontecerem próximos às nascentes, logo estaremos sem água!


     Veja o vídeo    http://www.youtube.com/watch?v=tjL4IGGo8zs

8 comentários:

Anônimo disse...

Dimas, Parabéens!
adooreei o blog .. e as fotos tão lindas!
e a materia sobre o broto ficou excelente!
=)

Ana Rita

Unknown disse...

Lays...
Parabéenss Dimas,
adorei o blog
mais gostaria de Parabeniza-lo, pelo que você faz por Veredinha, preservando nossa História
e levando cultura... Parabéns continue assim !

Rock disse...

Veredinha precisa de personalidades assim.
Parabéns...

Dimasls disse...

Obrigado pelo elogio, amigo!

Dimasls disse...

Obrigado também às amigas Ana Rita e Lays!

marina fernandes oliveira disse...

Valeu Dimas!!!por manter viva a nossa historia.

IVO AZEVEDO disse...

E ISSO AI MEU GRANDE AMIGO DIMAS NO QUE PRECISAR CONTE COMIGO LHE TODO O APOIO EM QUERER PERSERVAR ESTA GRANDE BELEZA NATURAL PARABENS

Dimasls disse...

Obrigado, amigo!
O filho da Terra nunca a esquece...