domingo, novembro 14, 2010

HISTÓRICO DA CORPORAÇÃO MUSICAL MANOEL ALECRIM DE VEREDINHA


         Veredinha, cidade com , com aproximadamente 5.000 habitantes, recém emancipada, localizada no Vale do Jequitinhonha, há 530 km de BH, é composta por pessoas  que sempre  apreciaram a Bandas de Música.
Conta-se até que no passado, já houve uma Banda de Música em Veredinha e, em decorrência de uma briga entre dois padres que atendiam o lugar, esta veio a acabar de uma forma trágica. Segundo relatos de pessoas idosas, atualmente já falecidas, a população gostava muito de um dos padres e não demonstrava muito apreço pelo outro. Em ocasião de uma festa, os dois iniciaram uma discussão e a Banda interferiu, atrapalhando a fala de um deles. Este, por se sentir prejudicado “rogou uma praga” que os músicos da Banda haveriam de morrer todos doidos ou leprosos. E, segundo relatos de dona Ana Vital, que faleceu com mais de 80 anos, realmente alguns morreram dessa forma. 
Mas, lendas a parte, certo é que o povo de Veredinha sempre  gostou muito de Banda de música, trazendo Bandas de Turmalina ou Minas Novas para animar as festas religiosas, principalmente a tradicional Festa do Divino. 
 Clube de Mães de Veredinha-MASERV-, após discussão em reunião da Conferência Vicentina, levou a idéia da criação de uma banda de música. A idéia contou com o apoio e aprovação de muitos, que se dispuseram a trabalhar para conseguir tal intento como Felipa Nunes , Generosa Lino , Tião Cachoeira e muitos outros. A partir daí, começaram a buscar recursos, dentro e fora da comunidade, com a finalidade de formar uma banda de música. Em julho de 1991, a Banda fez sua primeira apresentação em público, na Festa do Divino Espírito Santo. A satisfação da comunidade foi grande ; notava-se a alegria no rosto e o brilho nos olhos das pessoas que apreciavam esse tipo de apresentação
Com o tempo, novos músicos foram sendo formados e novos instrumentos adquiridos, resgatando e elevando assim, a cultura de Veredinha desde sua época como distrito.
Em 09 de dezembro de 1992, a Banda foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e passou a fazer parte da gama de bandas registradas do Estado ,com o nome de "Corporação Musical Manoel Alecrim", nome atribuído à Banda em homenagem ao Sr. Manoel Alecrim(músico renomado dos tempos passados, na Comarca de Minas Novas) e pai de D. Mª Assunção Alecrim,sua idealizadora.
          Em 09 de dezembro de 1992, a Banda foi reconhecida pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais e passou a fazer parte da gama de bandas registradas do Estado ,com o nome de "Corporação Musical Manoel Alecrim", nome atribuído à Banda em homenagem ao Sr. Manoel Alecrim(músico renomado dos tempos passados, na Comarca de Minas Novas) e pai de D. Mª  Assunção Alecrim,sua idealizadora





Membros da Corporação tiram foto com a idealizadora da Banda.
Ao centro, D. Assunção e o maestro da Banda há  20 anos: Dimas.
               foto acima mostra , à esquerda , o apresentador do Programa Dedo de Proza , da TV Horizonte, ao centro D. Assunção e à direita, o regente Dimas, após apresentação da Banda de Música.

AGRADECIMENTOS
Gostaria de, nesse espaço, vir a público agradecer à Prefeitura e Câmara Municipal de Veredinha pelo apoio recebido no ano de 2010.
            A Prefeitura repassa à Corporação subvenção mensal de dois salários mínimos, o que nos permite gerir as despesas da Banda de Música como palhetas, luz limpeza e outras despezas, adquirir instrumentos musicais e custear serviços de regência.
           Também temos contado com a pronta liberação de ônibus para viagens a outros municípios, possibilitando assim, a divulgação de nossa cultura.
Dimas 01/01/2011
Quero aproveitar este espaço para desejar a você, leitor, um ano de 2014  com muita saúde, paz, harmonia e muitas realizações!                                                                                                                  Que o conhecimento habite em sua mente e o amor habite em seu coração...!                                                                                                                        Dimas , 26/12/2013.





2 comentários:

Anônimo disse...

Dimas, mais uma vez eu aqui te parabenizando pela matéria. Excelente! Fico satisfeita sempre que visito seu blog.
A propósito o agradecimento final a prefeitura/câmara foi bem lembrado. Ás vezes falta ação da parte deles, mas não podemos nos esquecer de todas as vezes que fomos ajudados não é mesmo? Cabe à nós agradecer pelo que temos, quando temos, mais do que a reclamar quando não o temos. (rsrsr) Acho que me perdi nesse meio,mesmo assim o blog ta d+! Parabéns!

Dimasls disse...

Fico feliz em saber que você gostou! Qualquer sugestão, será bem-vinda.
Obrigado!