domingo, setembro 04, 2011

ENCONTO DE BANDAS DE MÚSICA: UMA PORTA ABERTA AOS JOVENS PARA O MUNDO DA CULTURA.

            Os ENCONTROS DE BANDAS DE MÚSICA têm contribuído muito com a formação musical de crianças e jovens. É fato que mais de 70% das Bandas de Música mineiras são compostas por eles. Isto evidencia o grande interesse das novas gerações pela música e pela cultura e, o melhor de tudo, é que as Bandas proporcionam aos jovens muito mais do que música; nas Bandas há um convívio familiar, onde os valores morais e saciais são trabalhados diariamente. Disciplina, compromisso, assiduidade se misturam ao talento e à criatividade. As Bandas também possibilitam aos jovens amizades e interação com outros jovens de todo o Estado. Na maioria das vezes, essas amizades são mantidas por meio da Internet e, assim, a cultura vai cumprindo seu papel.
         Em 2011 vários municípios estão promovendo esta festa da Cultura. Dia 03 de setembro foi a vez de Serro, cidade Histórica de Minas Gerais, que abriga a nascente do Rio Jequitinhonha, promover uma grande festa, o seu 8º Encontro de Bandas de Música.
           Participaram do Encontro as Bandas: Banda de Música da cidade de Ferros, Banda Lira de São Gonçalo de Tombadouro, Lira Musical Padre Sérgio Ribeiro (Curvelo), Lira Musical Maestro Chico Vieira (Serra Azul de Minas), Banda Bom Jesus de Matozinhos (Couto Magalhães de Minas), Sociedade Musical Santo Antônio(Santo Antônio do Itambé), Corporação Musical Banda Maria Imaculada  (Sabinópolis), Banda São Gonçalo(São Gonçalo do Rio das Pedras), Corporação Musical Manoel Alecrim(Veredinha)  e a anfitrião Banda Santíssimo Sacramento(Serro)
 Percebe-se que a cultura em Serro é vista como fator de relevância no desenvolvimento da cidade. Há um grande envolvimento do povo com a questão cultural. Pelas ruas calçadas de pedras, passam as Bandas executando seus dobrados e o povo aplaude e apoia. Parabéns Serro pela bonita festa! Parabéns a todas as Bandas que participaram do encontro pelo talento e organização!
      Aguardamos vocês no 3º Encontro de Bandas de Música em Veredinha em 16 de outubro!










Acontecerá em Veredinha-MG , no dia 16 de outubro(domingo), o 3º Encontro de Bandas de Música.

         O evento será realizado pela Corporação Musical Manoel Alecrim, com o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, por meio do Projeto “Cultura Viva” e prevê a participação de uma média de 12 Bandas de Música da Região.   Já estão confirmadas as seguintes Bandas:
-BANDA DE MÚSICA PROFESSOR GERALDO MAGELA( ARICANDUVA),
-BANDA SANTO ISIDORO(BERILO),
-CORPORAÇÃO MUSICAL BOM JESUS DO MATOZINHO(COUTO MAGALHÃES DE MINAS),
-FILARMÔNICA PEDRA VERDE(ITAOBIM),
-GRÊMIO CULTURAL BARTOLOMEU DE ALMEIDA FRANCA(JEQUITINHONHA),
-CORPORAÇÃO MUSICAL JUVENTUDE GONÇALVENSE(JOSÉ GONÇALVES DE MINAS),
-CORPORAÇÃO MUSICAL JUVENTUDE LEMEPRADENSE(LEME DO PRADO),
-CORPORAÇÃO MUSICAL HEUTERPE HOMERO MACIEL(TURMALINA)
-CORPORAÇÃO MUSICAL 8 DE JULHO (MENDONÇA) E
-CORPORAÇÃO MUSICAL MANOEL ALECRIM (VEREDINHA)
         Por motivo da greve dos Correios; e consequente atraso no envio dos convites, várias Bandas ainda estão por confirmar. Pedimos aos maestros e Diretores das Bandas convidadas para enviar suas respostas pelo e-mail: edimarlsantos@hotmail.com ou falar com Dimas pelo celular (38) 99785432.

                                       Dimas, 04/09/2011(Coordenador do Projeto "Cultura Viva" 

Nenhum comentário: