sexta-feira, agosto 03, 2012

PROJETO "CULTURA VIVA" CONCLUI SEU 2º PERÍODO COM SUCESSO

        O Projeto “Cultura Viva”, fruto de Convênio entre a Corporação musical Manoel Alecrim e a Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais, tem apresentado ótimos resultados. Percebe-se que a comunidade reagiu muito bem aos objetivos propostos pelo mesmo e, assim, foram promovidas ações inovadoras que envolvem grande parte da população veredinhense e até da região, motivando muitos jovens e proporcionando a estes, entretenimento de qualidade e passando-lhes não só valores culturais mas também sociais, além de possibilitar a expansão da cultura local e propiciar o desenvolvimento de talentos musicais notáveis.
       Os resultados do Projeto estão superando as expectativas de seu idealizador Edimar Lino dos Santos(Dimas). A comunidade está muito envolvida, participando ativamente, aplaudindo e valorizando a cultura local. Muitos jovens estão envolvidos com a música atuando na Banda de Música e em apresentações de grupos de corda e percussão pela cidade. Atualmente já não só assistimos aos músicos de outros municípios. A comunidade está apoiando mais os músicos locais e estamos até exportando música.
   O 3º Encontro de Bandas de Música realizado em Veredinha, em outubro de 2011, foi o maior do Vale do Jequitinhonha, contando com músicos de 13 municípios, a saber:  01-BANDA DE MÚSICA PROF.ESSOR GERALDO MAGELA ( ARICANDUVA), 02-BANDA SANTO ISIDORO(BERILO), 03-AMUC(CAPELINHA), 04-CORP. MUSICAL BOM JESUS DO MATOZINHO(COUTO MAGALHÃES DE MINAS), 05-FILARMÔNICA PEDRA VERDE(ITAOBIM), 06-GRÊMIO CULTURAL BARTOLOMEU DE ALMEIDA FRANCA(JEQUITINHONHA), 07-CORPORAÇÃO MUSICAL SÃO JOAÕ BATISTA(ITAMARANDIBA),
08-CORPORAÇÃO MUSICAL JUVENTUDE GONÇALVENSE(JOSÉ GONÇALVES), 09-CORPORAÇÃO MUSICAL JUVENTUDE LEMEPRADENSE(LEME DO PRADO), 10-FILARMÔNICA ARTE VIVA(SANTA MARIA DO SUAÇUÍ)
11-CORPORAÇÃO MUSICAL HEUTERPE HOMERO MACIEL(TURMALINA) , 12-CORPORAÇÃO MUSICAL 8 DE JULHO (MENDONÇA) E  13-CORPORAÇÃO MUSICAL MANOEL ALECRIM (VEREDINHA)
       Veredinha foi o município com a maior Banda de Música do evento, contando com 44 músicos. Os jovens estão tão envolvidos e motivados com a cultura e a música que estão promovendo a mistura da tecnologia com as tradições: cordas e metais; estão mantendo as tradições musicais mas também inovando e introduzindo na Banda de Música instrumentos de corda e isso tem atraído, a cada dia, novos jovens e fazendo essa corrente crescer a cada evento.
       Nas festas do município, os músicos locais já são a atração; coisa que anterior ao projeto quase não acontecia. Nas escolas, a Banda é referência; isso pode ser observado nos painéis expositivos e nas produções de textos dos alunos. É a cultura ocupando seu lugar na sociedade.
            A Corporação, por meio do Projeto “Cultura Viva” tem feito parcerias e realizado a Festival de Férias, que proporciona à comunidade shows com Prata da Casa. Destes festivais tem despontado grandes talentos musicais.
 Nos eventos religiosos, a Banda tem participação expressiva, animando e recebendo muitos elogios. Estas apresentações têm acontecido com frequência, não só em Veredinha, mas também em outros municípios, atuando em Festas Religiosas e casamentos.
      Graças ao Projeto “Cultura Viva” a Banda de Música tem levado o nome de Veredinha a vários outros município, participado de encontro de Bandas.
Viagem a Pompéo


IV Encontro de Bandas de Couto Magalhães de Minas

     A Festa do “Divino Espírito Santo” em Veredinha esse ano contou com a maior Banda de Música da região e uma das maiores de Minas Gerais, com 50 músicos.

        Isso, para um município recém-emancipado que tem uma média de 5700 habitantes isso é muito importante. E isso tudo evidencia o êxito do da segunda etapa do Projeto “Cultura Viva” . 
           A Corporação tem procurado desenvolver este projeto com muita seriedade e carinho, sendo que as prestações de Contas tem sido enviadas em tempo hábil e com muito cuidado para com os parâmetros legais. Assim, temos a consciência de estarmos desenvolvendo, da melhor forma possível, o Projeto “Cultura Viva” que tem proporcionado mais vida para à nossa cultura.
           Queremos agradecer a todos que direta ou indiretamente tem nos ajudaram nesse trabalho. E, em especial à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, à Câmara e Prefeitura Municipal e diretoria da Corporação e à Comissão Permanente de Licitação do Projeto “Cultura Viva”.

DIRETORIA DA CORPORAÇÃO:

Presidente: George Fernandes, (Vice: Reginaldo Santos), Secretário: André Adenilton,(2ª Secretária: Edlana Cordeiro)
Tesoureiro: Cléberson Cordeiro, (2ª Tesoureira:Angélica Cordeiro)
CONSELHO FISCAL:
 Tainara Guardiano, Aline Gomes, Cristina Nunes E Suplente: Aryel Patrik
COMISSÂO PERMANENTE DE LICITAÇÂO:
 Coordenador: Edimar L. Santos, Membros:Natália Nunes Rocha e Rafael Aparecido Cordeiro

ACESSE O SITE DA CORPORAÇÃO MUSICAL MANOEL ALECRIM. 
LINK:          http://http.cmma.hd1.com.br/index.html

Um comentário:

Lucimar Rodrigues disse...

Em meio à era virtual, onde a maioria vive a ansiedade futurística da tecnologia descartável.
Como é bom ver jovens ávidos por preservar a cultura, expressando-a em forma de música, dança ou voz.
Orgulho-me de ter "minhas raízes" nessa cidade onde os valores ainda são preservados e repassados para a nova geração.

Parabéns ao Dimas e a todos que empenham seu tempo em preservar a cultura de nossa cidade.

att.:Lucimar Rodrigues