Seja Bem muito vindo(a)!
Sou professor de Matemática e, sempre que tenho tempinho, busco novas práticas que possam tornar meu trabalho mais agradável aos alunos, mais significativo e mais prazeroso para todos nós.Já há algum tempo, procuro utilizar a tecnologia no auxílio ao meu trabalho.
Tenho um canal no YouTube, “Matemática Simples &
Prática” onde publico, vídeo aulas que utilizo em minhas turmas. Essas vídeo
aulas são compartilhadas pelo YouTube Edu
, por meio
da Fundação Lemann, inclusive, em 2017, fui selecionado, entre os 100
professores, de todo o Brasil, que foram escolhidos para representar a Educação
no YouTube
Space - Rio, onde aprendi muito. Em meu trabalho, por amar o que faço, procuro
ser otimista, criativo e nunca, egoísta. Por buscar sempre ajuda pela
Internet, resolvi criar este espaço, onde coloco à disposição de quem queira
conhecer e/ou utilizar práticas simples, mas que quando utilizo nas turmas em
que trabalho, prende a atenção dos alunos.Para você que é professor de Matemática, tenho exemplos de várias ferramentas que podem lhe ajudar em sala de aula.
Nesse espaço você encontrará:
a)-Mais de 70 vídeo aulas disponíveis
b)Gincanas Educativas
c)Mensagens Motivacionais
d)Banco de Questôes de Matemática
e)Curso Pré Vestibular Gratuito
f)Curso de Música
g)Paródias Educativas
h)Correção daS Prova de Matemática do ENEM 2017
VEJA AS VÍDEO AULAS DISPONÍVEIS:
TEORIA DOS CONJUNTOS(Diagrama de Venn)
Esta vídeo aula,TEORIA DOS CONJUNTOS(Diagrama de Venn), mostra como resolver problemas muito comuns em vestibulares, que envolve o cálculo do número de elementos em conjuntos numéricos, por meio do Diagrama de Venn, um processo que torna mais simples a visualização dos resultados.
TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO PARA VESTIBULARES
Nesta Vídeo aula, faço a resolução de um problema, que caiu no vestibular da PUC de São Paulo, que aborda o tema Relações trigonométricas no Triângulo Retângulo e envolve também as seguintes habilidades:
-Cálculo da Soma dos ângulos internos de um triângulo;
-Identificação de Ângulos congruentes;
-Identificação de Ângulos notáveis;
-Resolução de sistema de equações com duas variáveis;
-Fatoração;
-Racionalização de denominadores;
-Simplificação de frações.
Espero que goste!
POTÊNCIA DE 10 PARA O ENEM, VESTIBULARES OU CONCURSOS PÚBLICOS
RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
Este vídeo apresenta uma aula sobre as relações trigonométricos no triângulo retângulo, de forma detalhada e extrovertida, com uma pequena revisão e com a resolução de um problema de vestibular. Espero que goste
POTÊNCIA(Para Concursos, Vestibulares e Enem)
Esta vídeo aula traz a resolução de um problema de vestibular que avalia a habilidade de operar com potenciação, além de uma revisão detalhada do conteúdo.
COMO CALCULAR A DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS EM UM GRÁFICO CARTESIANO
Esta vídeo aula traz, de forma ilustrada e bem detalhada , dentro de Geometria Analítica, matéria do 3º Ano do Ensino Médio , o cálculo de Distância entre dois Pontos no gráfico Cartesiano. Nela também é feita uma revisão de representação de pontos em um gráfico cartesiano. Para você que quer ir se preparando gradativamente, para Concursos Públicos, Vestibulares ou para o Enem, é uma boa opção.
CÁLCULO DE VOLUME DO TRONCO DE CONE(Na prática)
Esta é uma vídeo aula cuidadosamente elaborada para facilitar o seu entendimento sobre o cálculo do volume do tronco de cone. Nela, eu mostro, de maneira prática como calcular o volume do tronco de cone. Espero que goste!
FRAÇÃO COM ANIMAÇÃO(Professor Dimas)
https://www.youtube.com/watch?v=aj7Bf5S2I8A&t=76sEstá é uma vídeo aula sobre Frações, que aborda operações fundamentais de uma forma diferente, extrovertida e de fácil entendimento. É indicada para as turmas de 6º ao 9º ano para fixação das habilidades de operar com frações. Nesta vídeo aula eu abordo as operações com frações de duas formas diferentes; por meio da teoria e da prática. Vale a pena assistir!
TEOREMA DE PITÁGORAS DE FORMA SIMPLES & PRÁTICA
Este vídeo apresenta o Teorema de Pitágoras de uma forma ilustrada e prática, possibilitando a compreensão do mesmo de maneira simples e extrovertida. A trilha sonora de fundo, Pachelbel - Canon in D foi arranjada por mim, especialmente para esta aula. Espero que você goste!
QUESTÃO PREPARATÓRIA PARA A OBMEP 2017
Este vídeo ostra a resolução de uma questão preparatória para a OBMEP 2017. O mesmo foi feito, atendendo ao pedido do internauta "Julio Cesar", a quem agradeço pela sugestão. Espero que ele e outros alunos também gostem!
RACIONALIZAÇÃO DE DENOMINADORES
Nessa vídeo alua eu mostro como fazer a RACIONALIZAÇÃO de DENOMINADORES de frações, de forma detalhada e exemplificada. Espero que goste!
EQUAÇÃO DO 1º GRAU E FORMA SIMPLES
Essa vídeo aula aborda a resolução da Equação do 1º grau de uma forma bem ilustrada e prática, para que o aluno possa entender o verdadeiro significado de uma equação do 1º grau e não , somente decorar o processo resolutivo. A mesma é indicada, principalmente, para as turmas de 5º e 6º ano do Ensino Fundamental. Espero que goste!
HIPÉRBOLE
htEsta é a 13ª Aula do projeto Matemática Questões de Vestibulares. Nela , eu abordo o tema Hipérbole , de forma resumida e ilustrada, facilitando o entendimento do tema e resolvo também duas questões de vestibulares. Aqui, eu coloco 27 anos de experiência como professor de Matemática, associado à tecnologia, que facilita a compreensão desse ramo da Matemática. Se você quer entender melhor as Cônicas e, especificamente, a Hipérbole, esse vídeo pode lhe ajudar. Bons estudos!tps://www.youtube.com/watch?v=Sk0Lk58FR8k&feature=share
INEQUAÇÕES(Inequações do 1º e 2º graus, Sistema de Inequações, Inequação Produto e Inequaçã Quociente)
Essa vídeo aula, é ilustrada, por meio de uma montagem gráfica, feita com todo cuidado e bem detalhada para que o aluno possa entender as Inequações. Nessa vídeo aula você poderá aprender a lidar com vários tipos de inequações. Nela , eu abordo Inequação do 1º grau, Inequação do 2º grau, Sistemas de Inequações, Inequação-Produto e Inequação-quociente. Para você que quer entender as inequações , essa é uma boa ferramenta. A mesma é apropriada para o 1º Ano do Ensino Médio. Espero que goste!
DETERMINANTE(Professor Dimas)
Nessa vídeo aula, mostro, de maneira ilustrada e com exemplos, como encontrar o determinante de uma Matriz 2x2 e 3x3, Regra de Sarrus e resolvo questões de vestibulares envolvendo esse tema.
MATRIZ INVERSA
Este vídeo mostra, de maneira ilustrada, como encontrar a inversa de uma matriz. Nele, também é mostrado como resolver um sistema de equações do primeiro grau com duas variáveis.
MULTIPLICAÇÃO DE MATRIZES
Esta é uma vídeo aula, ilustrada, que mostra como fazer a multiplicação de Matrizes. Espero que goste!
MATRIZES DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA
Essa é a 12ª aula do projeto MATEMÁTICA, QUESTÕES DE VESTIBULARES. Nessa vídeo aula eu procurei abordar, de forma bem clara e ilustrada , o tema MATRIZES. Nela você pode aprender como lidar com Igualdade de matrizes, transposição de matrizes, Matriz Identidade Matriz Inversa, Adição e Multiplicação de matrizes, além de acompanhar a resolução de alguns problemas que caíram em vestibulares das melhores universidades do Brasil. Espero que goste!
PRODUTOS NOTÁVEIS DE MANEIRA PRÁTICA(Professor Dimas)Nova
Essa vídeo aula foi elaborada para ajudar no estudo dos Produtos Notáveis, matéria do 8º Ano do Ensino Fundamental e, na qual muitos alunos demonstram certa dificuldade em entender pelo fato de não ver a relação desta com a prática do dia a dia. Esse vídeo permite que o aluno perceba a utilidade e a relação desta matéria coma a prática, por meio de ilustrações e exercícios de fixação sobre: QUADRADO DA SOMA, QUADRADO DA DIFERENÇA, PRODUTO DA SOMA PELA DIFERENÇA, CUBO DA SOMA e CUBO DA DIFERENÇA.
ÂNGULOS E TRIÂNGULOS(Professor Dimas) Nova
Esta é a 11ª vídeo aula do Projeto "MATEMÁTICA, QUESTÕES DE VESTIBULARES". Nela, eu abordo os temas ÂNGULOS E TRIÂNGULOS. Faço uma revisão com a resolução de alguns exemplos e resolvo ainda quatro questões de vestibulares, ambas dentro dos temas propostos.. Espero que goste!
Este vídeo apresenta a resolução detalhada e de forma clara e ilustrada de todas as 20 questões da prova de nível 2 da OBMEP 2016. Se você foi classificado para a 2ª Fase da OBMEP e quer se preparar ou se você se interessa em saber como são resolvidas as questões da Prova, esse vídeo é para
RESOLUÇÃO DETALHADA PROVA NÍVEL 2 OBMEP 2016 Nova
Este vídeo apresenta a resolução detalhada e de forma clara e ilustrada de todas as 20 questões da prova de nível 2 da OBMEP 2016. Se você foi classificado para a 2ª Fase da OBMEP e quer se preparar ou se você se interessa em saber como são resolvidas as questões da Prova, esse vídeo é para você.
RERESOLUÇÃO DETALHADA PROVA NÍVEL 3 OBMEP 2016NOVO !Este vídeo apresenta a resolução detalhada e de forma clara e ilustrada de todas as 20 questões da prova de nível 3 da OBMEP 2016. Se você foi classificado para a 2ª Fase da OBMEP e quer se preparar ou se você se interessa em saber como são resolvidas as questões da Prova, esse vídeo é para você.
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS RAÍZES(Professor Dimas)NOVO !
REGRA DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA(Matemática Questões de Vestibulares)NOVO !
Essa é a 9ª Aula do Projeto Matemática questões de vestibulares. Nela, trabalho um tema muito cobrado em Vestibulares, Concursos e no Enem que é Regra de Três Simples e composta. Nela , eu explico de forma detalhada e ilustrada questões de Vestibulares e do ENEM, além de destacar os macetes para facilitar o entendimento da matéria.
FRAÇÃO COM MÚSICA (Professor Dimas) NOVO !
"FRAÇÃO COM MÚSICA" é uma paródia feita com a música Uma Brasileira, dos Paralamas do Sucesso (PlaybacK Stúsio Mel) e com a participação de alunos de várias turmas da E.E. Antônio Fernandes de Oliveira. Por ser graduado em Educação Musical e Matemática, acredito que a Música pode auxiliar bastante na fixação das propriedades Matemática e ainda tornar as aulas mais
-FUNÇÃO MODULAR (Professor Dimas)
Esta é a 8ª vídeo aula do Projeto "MATEMÁTICA, QUESTÕES DE VESTIBULARES". Nela, eu abordo o tema FUNÇÃO MODULAR, faço uma revisão com a resolução de alguns exemplos e resolvo ainda duas questões de vestibulares, ambas dentro do tema FUNÇÃO MODULAR. Espero que goste!
QUADRÁTICA Aula 02 (Professor Dimas) NOVO !
Esta é a 7ª vídeo aula do Projeto "MATEMÁTICA, QUESTÕES DE VESTIBULARES". Nela, eu abordo o tema Função Quadrática, faço uma revisão com a resolução de dois exemplos e resolvo ainda duas questões uma do ENEM e outra de vestibular, ambas dentro do tema FUNÇÃO QUADRÁTICA.
FUNÇÃO QUADRÁTICA do (Professor Dimas) NOVO !
Esta é a 6ª vídeo aula do Projeto "MATEMÁTICA, QUESTÕES DE VESTIBULARES". Nela, eu abordo o tema Função Quadrática, faço uma revisão gráfica bem detalhada e apresento vários exemplos resolvidos , de forma bastante detalhada e resolvo ainda duas questões que caíram em vestibulares de Universidades renomadas, dentro do tema. Se você quer se preparar para Concursos Públicos, Vestibula
FUNÇÃO DO 1º GRAU (Professor Dimas)
CONJUNTOS numéricos(Professor Dimas)
Esta é a 4ª vídeo aula do Projeto "MATEMÁTICA, QUESTÕES DE VESTIBULARES". Nela, eu resolvo , de forma bastante detalhada, três questões que caíram em vestibulares de Universidades renomadas, dentro do tema CONJUNTOS NUMÉRICOS. Se você quer se preparar para Concursos Públicos, Vestibulares ou ENEM, a hora é essa! Faça parte desse projeto, de forma totalmente gratuita!
RADICIAÇÃO (Professor Dimas)
POTENCIAÇÃO-Aula 02(Professor Dimas)
POTENCIAÇÃO-Aula 01(Professor Dimas)
Essa é a primeira vídeo aula do Projeto “Matemática questões de Vestibulares”. Esse é um projeto para você, que é um aluno motivado e quer aprofundar seus estudos na área de Matemática e se preparar para o vestibular, para o ENEM ou para Concursos Públicos.
Nele, apresento a resolução detalhada de questões de Matemática, envolvendo a matéria do 2º grau, que caíram em vestibulares das melhores universidades do Brasil. Em breve, novas aulas.Espero que goste!
ESTUDO DA ELIPSE(Professor Dimas Aula 01)
Este vídeo apresenta uma aula de Matemática “Estudo da Elipse”, com a participação de alunos do 3º ano do Ensino Médio da E.E. Antônio Fernandes de Oliveira, onde sou professor. Esta aula mostra a definição e os elementos da Elipse e traz vários problemas de vestibulares resolvidos de forma detalhada e ilustrada. A mesma foi elaborada e produzida, cuidadosamente, com o objetivo de tornar o assunto o mais claro possível para quem quiser se preparar para concursos ou vestibulares ou, simplesmente, saber um pouco mais sobre as Elipses. Espero que você goste!
FRAÇÕES DE FORMA SIMPLES E PRÁTICA(Aula 02) Este vídeo apresenta o estudo de frações de forma ilustrada e simples, que possibilita ao aluno entender o processo de operações com frações e não só decorar as regras. O mesmo é indicado para a introdução do conteúdo no Ensino Fundamental.
MATEMÚSICA(Canção das Potências)
ANJO MÃE (Homenagem às Mães)
Este vídeo é um “Draw My Live” em homenagem às Mães, baseado no texto “Diálogo com Deus”. O mesmo foi produzido pelos alunos da E.E. Antônio Fernandes de Oliveira, sob a coordenação da professora Ana Maia(responsável pelo PACTO pelo Ensino Médio em Veredinha), desenhado pela minha filha Ellen e editado por mim. Espero que gostem!
ESTUDO ANALÍTICO DA CIRCUNFERÊNCIA (Profesor Dimas)
ESTUDO
ANALÍTICO DA CIRCUNFERÊNCIA (Professor Dimas) é uma vídeo aula
produzida por mim, com a participação dos meus alunos(Alunos em Situação
de Aprendizado) do 3º ano 2015, da Escola Estadual Antônio Fernandes de
Oliveira(Veredinha MG). A mesma enfoca o conteúdo de forma inovadora e
prática, com elementos do nosso dia a dia. Espero que você goste!
COMO RESOLVER UMA EXPRESSÃO NUMÉRICA(Matemática com Música)
Esta vídeo aula: "COMO RESOLVER UMA EXPRESSÃO NUMÉRICA(Matemática com Música) Professor Dimas" é uma aula de Matemática com Música. A mesma é indicada para turmas de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de facilitar o entendimento e a memorização das Propriedades que permitem a resolução correta de uma Expressão Numérica, além d e tornar a aula mais extrovertida e atraente. Espero que gostem!
BINÔMIO DE NEWTON(Professor Dimas)
https://www.youtube.com/watch?v=AraIBKS2b6AEsta vídeo aula é indicada para alunos do Ensino Médio que queira ampliar seus conhecimentos matemáticos. A mesma trata do Binômio de Newton e faz uma revisão desde Fatorial, passando por Arranjos Simples, Permutação e Combinação simples. Para melhor entendimento do assunto, são resolvidos problemas de vestibular, tudo com montagem gráfica que permitirá ao aluno uma boa compreensão. Espero que gostem.
NÚMEROS COMPLEXOS(Professor Dimas)
Esta aula trata dos Números Complexos; os números imaginários. A mesma é indicada para alunos que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou estejam se preparando para prestar vestibular ou concurso. A mesma foi elaborada, cuidadosamente, abordando características importante dos Números Imaginários, de forma ilustrada e com explicações detalhadas. Para maior entendimento do conteúdo, foram resolvidas algumas questões de vestibulares envolvendo os números Complexos. Espero que você goste!
ESTUDO DO CÍRCULO(Geometria Plana) Professor Dimas
Esta vídeo aula, ESTUDO DO CÍRCULO(Geometria Plana), é uma demonstração da fórmula da área do Círculo, com animação gráfica e demonstração de aplicação do conteúdo na prática. Procurei nela me expressar de forma bem simples, para facilitar o entendimento da matéria, por todos aqueles que por ela se interessarem. Aproveito , para agradecer ao brilhante aluno Vitor(3ªA 2014-E.E.A.F.O), que me deu a oportunidade de refletir sobre o surgimento dessa fórmula matemática. Espero que essa aula possa ser útil aos alunos que buscam aprender um pouco mais sobre a Matemática!
MATRIZES E DETERMINANTES- Regra de Sarrus (Professor Dimas)
Este vídeo é uma aula de Matemática cujo tema é MATRIZES. Nela, eu mostro como resolver uma matriz 3x3, por meio dos seus Determinantes, comum processo prático conhecido como Regra de Sarrus. O vídeo é uma produção com animações e imagens cujo objetivo é facilitar o entendimento do processo matemático e da aplicabilidade desta matéria no dia a dia. Espero que você goste!
RESOLUÇÃO DE LOGARITMOS
Este vídeo traz uma aula de Cálculo de logaritmos, com exemplos bastante simples, que podem ajudar a quem queira iniciar o estudo de logaritmos. Bons estudos!
FUNÇÃO EXPONENCIAL, EQUAÇÃO EXPONENCIAL E NOTAÇÃO CIENTÍFICA(Prof:Dimas)
Este vídeo, "FUNÇÃO EXPONENCIAL, EQUAÇÃO EXPONENCIAL E NOTAÇÃO CIENTÍFICA" é uma aula de Matemática que mostra, de maneira clara e ilustrada, um resumo das propriedades das Potências ,como resolver equações e funções exponenciais, além de ensinar as técnicas para a escrita da Notação científica. A mesma foi elaborada por mim, Edimar Lino dos Santos, aproveitando a experiência de 26 anos de trabalho na Educação. Espero que esta possa ser útil a quem queira aprender um pouco mais sobre essa ciência exata que é a Matemática.
TEOREMA DE PITÁGORAS(Professor Dimas)
Sou Professor de Matemática no Ensino Público de Minas Gerais e, para tornar minhas aulas mais atraentes e extrovertidas elaborei e editei a Vídeo Aula: "TEOREMA DE PITÁGORAS".
A mesma foi elaborada cuidadosamente, com o intuito de proporcionar ao aluno o entendimento de forma simples e extrovertida. As animações nela contidas possibilitam o entendimento sem ter que o aluno ficar decorando propriedades.
Este vídeo é para o aluno que querem enriquecer seus conhecimentos Matemáticos ou para professores que queiram tornar suas aulas mais atraentes e significativas.
Espero que gostem!
SEQUÊNCIA, PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS
SEQUÊNCIAS, PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS é uma Vídeo-aula gravada na Escola Estadual Antônio Fernandes de Oliveira, com a participação de alguns alunos do 1º Ano “A”, sob a minha coordenação. Nela, procurei mostrar de forma bastante ilustrada e exemplificada, as propriedades das Sequências e das Progressões Aritméticas e Geométricas. Esperamos que gostem!
CANÇÃO DAS POTÊNCIAS(Clique na figura para abrir o vídeo...)
"Canção das Potências", é um clip destinado à fixação das Propriedades das Potências, mais indicado para o 9º Ano do Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio.
ÊQUAÇÕES & INEQUAÇÕES DE UMA FORMA "Diferente"
Esta vídeo aula apresenta uma forma diferente de resolver Equações e Inequações do 1º Grau. A mesma foi elaborada com várias animações gráficas e resoluções, na prática, de Equações e Inequações. Vale a pena ver... Dimas,18/10/2014
CANÇÃO DA TRIGONOMETRIA(Clique na figura para abrir o vídeo...)
A Música na Matemática
tem facilitado o aprendizado e a memorização das suas propriedades. Prova disso
foi a ênfase dada a esse tipo de inovação pela Globo News, em sua reportagem
sobre a preparação para o ENEM, na reportagem de 02/10/2015, onde apresentou a
Video Aula Canção da Trigonometria como uma das opções para o estudo da
Matemática por meio da Música:
“Candidatos do Enem usam
tecnologia para conseguir bons resultados no exame”. Veja a Reportagem no link: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/todos-os-videos/v/candidatos-do-enem-usam-tecnologia-para-conseguir-bons-resultados-no-exame/4510154/ na altura 8:00 da reportagem.
A TABUADA NA PONTA DOS DEDOS
Olá! Este vídeo é para você que tem dificuldades em decorar a tabuada!
Apresento aqui, técnicas bem simples para você obter os resultados da tabuada sem precisar ficar decorando aquele monte de números... Ok?
Espero contribuir para que você possa dominar a tabuada, uma vez que esta é uma ferramenta indispensável à Matemática.
OS NÚMEROS
Este
clip mostra uma suposição para explicar a origem dos números. É muito
bom para motivar os alunos a compreender melhor e gostar mais da
Matemática
VÍDEO AULA 01-OPERAÇÕES COM FRAÇÕES
Essa vídeo aula é apropriada para as 4 séries finais do Ensino
Fundamental, uma vez que trata do Tema FRAÇÕES de forma diferenciada,
exemplificando as quatro operações elementares destas de forma
ilustrada; facilitando assim o entendimento pelo aluno das suas
propriedades.
Dimas, 28/04/2013
VÍDEO AULA 01-FUNÇÕES DO 1º GRAU
VÍDEO AULA 01-FUNÇÕES DO 1º GRAU
Essa vídeo aula é apropriada para as 4 séries finais do
Ensino Fundamental, e Ensino Médio, uma vez que trata do Tema FUNÇÃO DO
1º GRAU de forma diferenciada, com montagem gráfica; facilitando assim o
entendimento pelo aluno das suas propriedades.
Dimas, 28/04/2013
EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS
Esta vídeo-aula trata de resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau
com duas Variáveis. O mesmo é uma montagem gráfica, com locução
explicativa, que possibilita ao aluno maior entendimento das formas de
resolução de Sistemas de Equações do 1º Grau. O vídeo traz também a
demonstração gráfica das soluções encontradas para os problemas
propostos e resolvidos. O vídeo é indicado a alunos das séries finais
dos anos iniciais. Espero que esta vídeo aula possa ajudar no entendimento deste conteúdo. Boa Aula!
Dimas, 14/54/2013
VÍDEO AULA 01-FUNÇÕES DO 2º GRAU(fUNÇÕES QUADRÁTICAS)
Esta Vídeo Aula foi idealizada e produzida com a finalidade de
facilitar o entendimento das Funções Quadráticas pelos alunos. A mesma
foi produzida em sala de aula, com a participação dos alunos e editada
com uma montagem gráfica que permite maior visualização das
características das Funções do 2º grau. É indicada para alunos do 9º ano
do Ensino Fundamental e para os alunos do Ensino Médio. Também pode
ajudar a quem quer se preparar para concursos e vestibulares. Espero
que você goste!
Dimas, 24/05/2013
TRIGONOMETRIA NA CIRCUNFERÊNCIA E FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
Esta
vídeo-aula, FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS, foi produzida com o intuito de
facilitar a compreensão das funções trigonométricas. Para a produção da
mesma, contei com a importante participação dos alunos do 3º Ano "A" da
E.E. Antônio Fernandes de Oliveira, instituição na qual trabalho. Esse
trabalho disponibiliza ao aluno ou professor, uma forma ilustrada e
simplificada para se aprofundar o estudo das Funções Trigonométricas.
Espero que gostem.
Este vídeo é uma aula de Matemática, que já foi vista por mais de meio milhão de pessoas e aborda, com explicações e
exemplos, de forma ilustrada, o tema REGRA DE TRÊS (Simples e Composta).
Como educador na Rede Estadual de Minas Gerais há vários anos percebi
que a Matemática pode ser enfocada de forma diferente e ser mais fácil
de ser assimilada. Espero, com esse vídeo, poder contribuir com quem
queira entender essa parte da Matemática, especialmente aos jovens que
estão cursando o Ensino Fundamental ou se preparando para Concursos ou
vestibulares. Bons estudos! Dimas, 01/02/2016 Dimas,
GEOMETRIA ESPACIAL(Sólidos Geométriucos)-Professor Dimas
Este
vídeo trata do estudo da Geometria Espacial; exemplificando de forma
ilustrada e animada algumas propriedades de alguns sólidos geométricos
como: Paralelepípedo, Cubo, Cilindro, Cone, Pirâmide e Esfera. Frente à
grande dificuldade em representar e entender os sólidos geométricos no
plano do "Quadro Negro" ou no caderno, este vídeo pode ser muito útil no
entendimento da Geometria Espacial. Espero que
gostem! Publicado em 26/11/2013
A ORIGEM DOS NÚMEROS...
Este
vídeo é a montagem gráfica que fiz de um texto que apresenta uma
suposição para a origem dos números que utilizamos em nosso dia a dia.
Espero que gostem!A ORIGEM DOS NÚMEROS...
26/11/2013
"A BANDINHA"
Esse pequeno vídeo é uma animação gráfica feita com uma música infantil, do folclore brasileiro que se chama “A BANDINHA”. A mesma é indicada para as séries iniciais. Uma sugestão é que o professor cante com a turma e trabalhe mímicas, o que torna as aulas mais extrovertidas e dinâmicas. Já trabalhei com meus alunos e eles gostaram muito. Caso queira ver como foi, acesse também o vídeo “Voltando no Tempo”, neste mesmo canal. Espero que goste!
VOLTANDO NO TEMPO... Professor : DImas
Esse vídeo foi feito com alunos em situação de aprendizado.
São filmagens de minha turma do CBA I, em 1988. Nelas, atividades
diferenciadas, com várias músicas e outras dinâmicas. Sinto saudades daquele
tempo bom, por esta razão intitulei o vídeo de “Voltando no Tempo”.
EQUAÇÕES DO 2º GRAU(Professor : DImas)
Esta é uma aula de Matemática que aborda o tema "Equações do 2º grau". A mesma é bem diferenciada, por se tratar de uma produção gráfica feita com situações problemas. Nela, você poderá perceber diferentes formas de resolver uma equação do 2º grau e a utilidade da compreensão desta para o dia a dia. As ilustrações visuais propiciam o entendimento das propriedades deste conteúdo que é muito importante para o aluno que quer dominar a Matemática. Fiz com muito carinho, espero que gostem!
Dimas, 28/01/2014
JUROS SIMPLES E COMPOSTOS( Professor : Dimas)
Esta
vídeo-aula "Juros Simples e Compostos" é uma produção independente, de
minha inteira responsabilidade, feita com o intuito de possibilitar ao
aluno melhor entendimento do conteúdo, visto que o mesmo é abordado de
forma ilustrada e apresenta várias situações problemas que permitem uma
visão mais clara e simples de como lidar com Porcentagem, Juros Simples e
Compostos. Espero que gostem! Dimas 24/02/14
RECREIO MUSICAL(Pofessor Dimas)
Essa vídeo aula mostra, de forma bem detalhada e exemplificada, como transformar uma Dízima periódica em uma fração; FRAÇÃO GERATRIZ.
PARÓDIA "AMO LEITURA"
Este vídeo é uma paródia feita com a música Anna Júlia(Los Hermanos), feita por alguns dos meus alunos(E.E. Antônio Fernandes de Oliveira), em situação de aprendizado, para apresentar em uma aula de Português e incentivar os demais colegas a lerem.
https://www.youtube.com/watch?v=6TCYmQmOeIA Recreio Musical realizado na Escola Estadual Antônio Fernandes de Oliveira com a participação minha(Professor Dimas) e vários alunos. Esse evento foi mais uma busca de tornar o ambiente escolar mais agradável aos alunos.
GINCANA MUSICAL ("Prjeto Cultura Viva-Juventude Cidadã")
Essa GINCANA MUSICAL foi preparada pela professora Regente do Projeto Cultura Viva Juventude Cidadã, Ellen Rocha. O mesmo é uma realização da Corporação Musical Manoel Alecrim, com o apoio da FUNDAÇÃO APERAM ACESITA. Vale a pena ver o sorriso e a empolgação dessas crianças e jovens para o prazeroso aprendizado da Música.....https://www.youtube.com/watch?v=pdEWIJ4C9vM
MENSAGENS MOTIVACIONAIS:
A DISTRIBUIÇÃO DOS PODERES
Esse
vídeo é um texto motivacional. Pode ser utilizado em sala de aula para
motivação ou para trabalhar temas como o Meio Ambiente e as relações do
ser humano com a Natureza. É um texto interessante para que os alunos
reflitam sobre sua potencialidades.
RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DO 1º GRAU POR MEIO DO ESCALONAMENTO
ORQUESTRA D1
O vídeo ORQUESTRA D1 é uma peça de minha autoria, executada por mim com os seguintes instrumentos musicais: Cavaquinho, Violão, Flauta Doce, Saxofone, Trombone de Vara, Bombardino, Bombardão, Souzafone, Agogô, Triângulo e pandeiro. Como sou apaixonado por música, aproveitei minhas férias e escrevi essa peça, cujo nome foi dado pelo fato de eu ser o único instrumentista na mesma. Espero que goste!
A PEDRA(Mensagem Motivacional)
Este
vídeo apresenta uma mensagem de motivação, feita por Edimar
L.Santos(Dimas), com base no texto "A Pedra" de Antônio Pereira(Apon).
RESOLUÇÃO DE SISTEMAS DO 1º GRAU POR MEIO DO ESCALONAMENTO
Esta vídeo aula trata da resolução de Sistemas do Primeiro Grau por meio do escalonamento.
É indicada para alunos do Ensino Médio que queiram aprender um pouco mais sobre a resolução de Sistemas de Equações do primeiro grau, sejam elas 2x2 ou 3x3. Espero que goste! ORQUESTRA D1
O vídeo ORQUESTRA D1 é uma peça de minha autoria, executada por mim com os seguintes instrumentos musicais: Cavaquinho, Violão, Flauta Doce, Saxofone, Trombone de Vara, Bombardino, Bombardão, Souzafone, Agogô, Triângulo e pandeiro. Como sou apaixonado por música, aproveitei minhas férias e escrevi essa peça, cujo nome foi dado pelo fato de eu ser o único instrumentista na mesma. Espero que goste!
GINCANAS EDUCATIVAS:
GINCANA EDUCAÇÃO MUSICAL (Professor Dimas)
Gincana Educação Musical foi elaborada para tornar as aulas de Educação Musical mais extrovertidas. Após 25 anos trabalhando com Educação Musical , com crianças e jovens e ter cursado Pós Graduação em Educação Musical, resolvi inovar um pouco meu trabalho e elaborar esta Gincana em parceria com minha filha Ellen, que também trabalha com jovens na Banda. Esta gincana foi realizada com sucesso na turma dela, com torta na cara e outros competições e a garotada gostou muito. Então, resolvi compartilhar aqui. Caso alguém queira, posso enviar o arquivo original que tem mais alguns quadros com música de fundo. É só enviar a solicitação para o e-mail: edimarlsantos@hotmail.com.
GINCANA RETAS E ÂNGULOS( 8º Ano)
Essa é uma Gincana apropriada para os anos finais do Ensino Fundamental, especialmente para o 8º Ano. Se você é professor de Matemática e busca metodologias diferentes e inovadoras para fixar o conteúdo "Estudo das retas e ângulos", essa é uma ótima ferramenta. Essa prática torna a aula muito mais atraente e participativa. Uso aplicar em minhas turmas em disputas Homens X Mulheres e presentear os vencedores com uma caixa de bombon ou atribuir pontos a todos os alunos participantes, proporcionalmente aos seus acertos. O interesse dos alunos pela matéria é muio maior do que nas aulas convencionais. Com a utilização da Gincana Matemática Retas & Ângulos, você estará ganhando três dias de trabalho, que levei para projetar e elaborar essa importante ferramenta. Caso queira a Gincana com todos os efeitos sonoros e de animação , apropriados para o Power Point, é só entrar em contato pelo e-mail: edimarlsantos@hotmail.com.
GINCANA CÔNICAS(Elipse e Hipérbole) Professor Dimas Esta é uma Gincana
indicada para trabalhar em turmas do 3º Ano do Ensino Médio, seja em disputas,
seja como fixação ou avaliação.. A mesma foi elaborada, cuidadosamente, com o
objetivo de facilitar o entendimento desse conteúdo que é um pouco complexo. São
20 questões que exploram a curiosidade dos alunos para o verdadeiro sentido do
referido estudo. Espero que você goste!
GINCANA DOS NÚMEROS COMPLEXOS(IMAGINÁRIOS) (Clique na figura para abrir)
É destinada à fixação das propriedades dos números Complexos, 3º Ano do Ensino Médio. Pode ser utilizado no computador ou TV com leitor de Pen Drive.
Como forma de estimular a participação de todos, pode ser dividido a turma em
(Homens x Mulheres) ou de outras formas diferentes como queira o professor. A disputa torna a aula mais envolvente. É aconselhável que, após a introdução do conteúdo e aplicação de alguns exercícios, o professor utilize a Gincana dos Números Complexos(Imaginários) para verificação do aprendizado dos alunos e depois faça a correção quadro a quadro com eles.
GINCANA DOS NÚMEROS RACIONAIS(Clique na figura para abrir ...)
A Gincana dos Números Racionais é destinada avaliação e à fixação das propriedades dos números Racionais. É aconselhável que, após a introdução do conteúdo e aplicação de alguns exercícios, o professor utilize a Gincana dos Números Racionais para verificação do aprendizado dos alunos e depois faça a correção quadro a quadro com eles.
GINCANA PORCENTAGEM (Clique na figura para abrir ...)
A Gincana Porcentagem é destinada avaliação e à fixação de porcentagem e suas representações. É aconselhável que, após a introdução do conteúdo e aplicação de alguns exercícios, o professor utilize a Gincana Porcentagem para verificação do aprendizado dos alunos e depois faça a correção quadro a quadro com eles.
GINCANA MATEMÁTICA-ENSINO FUNDAMENTAL
Essa Gincana foi elaborada com o objetivo de ajudar aos demais colegas professores na fixação dos conteúdos do 6º ao 9º ano e aos alunos, no entendimento de Propriedades Matemáticas simples, mas que muitas vezes faltam na hora da resolução de problemas mais complexos. As questões são bastante simples, porém, são apresentadas de uma forma diversificada e ilustrada; o que permite ao aluno maior atenção e melhor compreensão e torna a aula mais atraente. È aconselhável que se realize a Gincana por completo; com correção, voltando os quadros, questão por questão e os explicando. Coloquei a sequência de slide na Rede, mas se algum professor ou aluno se interessar pela Gincana no formato original do PowerPoint, é só entrar em contato pelo e-mail edimarlsantos@hotmail.com, que enviarei.
Bons estudos!
GINCANA EDUCATIVA MATEMÁTICA-ÁREA DE FIGURAS PLANAS
Esta Gincana foi feita para fixação do cálculo de área de figuras planas. Pode ser aplicada em forma de disputa entre os meninos e as meninas, estimulando a turma a participar mais ativamente das conclusões. A presença do professor esclarecendo as alternativas corretas é muito importante. A Gincana pode ser utilizada para enfocar o conteúdo de maneira mais estrovertida.
Espero que gostem!
GINCANA EDUCATIVA GEOMETRIA ESPACIAL
Adicionar legenda |
Esta gincana é uma montagem com questões ilustradas para tornar as aulas mais atraentes e , assim, motivar os alunos para esta parte da Matemática que é tão importante em nosso dia a dia, nos vestibulares e nos concursos. A messma pode ser utilizada para uma aula de fixação, promovendo a disputa saudável e educativa entre alunos e alunas. Espero que gostem! Bom estudo. Dimas 01/12/2013
GINCANA MATEMÁTICA(revisão geral-Ensino Médio) Professor Dimas
CONJUNTOS NUMÉRICOS E INTERVALOS NA RETA REAL
GINCANA CONJUNTOS UMÉRICOS E INTERVALOS NA RETA REALA Gincana “Conjuntos Numéricos e Intervalos na Reta Real” é um recurso didático pedagógico que possibilita ao aluno o aprendizado de forma mais divertida e leve, com situações que possibilitam o raciocínio lógico e entendimento do conteúdo. O Professor pode promover disputas sadias entre os alunos com essa Gincana, envolvendo a participação e a atenção de toda a turma. As questões foram elaboradas com o cuidado de não cansar aluno e o estimular, por meio de imagens e situações interessantes. Espero que gostem! Dimas, 27/02/2014
http://pt.slideshare.net/edimarlsantos/gincanareviso-geral-do-ensino-fundamental-de-acordo-dom-o-cbc
BINGO MATEMÁTICO( RADICIAÇÃO)
Bingo
matemático-Radiciação é um recurso pedagógico indicado às turmas de 8º
ano do Ensino Fundamental. O mesmo foi elaborado de forma criativa com a
utilização de questões que exploram o raciocínio lógico dos alunos e torna a
aula mais extrovertida e atraente. Pode ser aplicado também em forma de Gincana
Meninos x Meninas etc... Não acompanha as cartelas do Bingo. Caso alguém
queira, é só entrar em contato pelo e-mail: edimarlsantos@hotmail.com que
mandarei. Ok? Bons estudos! Dimas, 22/07/2014 .
GINCANA-REVISÃO GERAL ENSINO FUNDAMENTAL(conforme o CBC)
Olá!b
Esse material: “Revisão
Geral do Ensino Fundamental, de acordo como CBC” é uma produção independente
de questões matemáticas, ilustradas, simples e objetivas voltadas para a abordagem
das habilidades que se espera que os alunos tenham adquirido até o 9º ano do
Ensino Fundamental.
As questões foram
elaboras com base no CBC e podem ser utilizadas como gincanas ou diagnóstico
para verificação de possíveis deficiências dos alunos e correção destas em sala
de aula. Aconselho que, no decorrer da utilização deste material, se reforce as
habilidades cobradas pelo CBC, possibilitando ao aluno, a assimilação destas. Tal material também pode ser utilizado para
que o aluno recorde regras matemáticas elementares para a continuidade de seus
estudos no Ensino Médio. Espero que Gostem!
GINCANA MATEMÁTICA RADICIAÇÃO, POTENCIAÇÃO E NOTAÇÃO CIENTÍFICA.
GINCANA MATEMÁTICA:RADICIAÇÃO, POTENCIAÇÃO E NOTAÇÃO CIENTÍFICA é uma
atividade diferenciada, indicada para aula de Matemática. A mesma é
indicada para o 8º ano do Ensino Fundamental e pode ser trabalhada em
forma de Gincana entre Homens e Mulheres, para tornar as aulas mais
participativas e divertidas. Espero que gostem!
Bons estudos!
GINCANA TRIGONOMÉTRICA(Nova)
GINCANA TRIGONOMÉTRICA(Nova)
Essa é uma Gincana Trigonometria elaborada para tornar o estudo da Trigonometria mais significativo, extrovertido e atraente. Eu a a utilizo, nas turmas do 2º e 3 ano do Ensino Médio em que trabalho, em forma de Gincanas(disputa saudável), Homens x Mulheres. Cada resposta certa vale 03 pontos para o grupo, cada resposta passada para o colega vale 01 ponto e cada resposta errada vale -1 ponto. Ao final, dou uma caixa de bombons para os vencedores. Assim, os alunos têm demonstrado muito interesse nas aulas e eu tenho conseguido passar muitas informações úteis à continuidade do estudo da Trigonometria. Espero que gostem! Atenciosamente, Professor Dimas. Veredinha, 111/08/2015
Este pequeno vídeo foi produzido por alguns alunos do 3º Ano A do Ensino Médio da E.E. Antônio Fernandes-Veredinha, para dar início ao estudo da circunferência. Gostei da forma criativa em que o conteúdo foi abordado por estes alunos e, por esta razão, com a autorização dos autores, o publiquei no You Tube.
Dimas, 15 de agosto de 2014
AULAS DIFERENCIADAS
PREPARANDO PARA O NATAL COM A MATEMÁTICA
No estudo dos Sólidos Geométricos,(cubo,pirâmide, Cilindro e Cone), no 2º 2017 ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Fernandes de Oliveira, fizemos os sólidos geométricos em papel colorido, efetuamos os cálculos de área e volume e, para ornamentar a escola para a chegada do Natal, por sugestão dos alunos, montamos uma árvore de Natal com estes sólidos. Com a alegria e capacidade desses alunos, nosso fim de ano está sendo ótimo!
Na foto abaixo, aula de Estatística com os alunos do 3º Ano do Ensino Médio da E.E.Antônio Fernandes.
Confeccionei 7 Geoplanos para trabalhar algumas habilidades com as turmas nas quais leciono. Levo uma oficina, previamente preparada, os alunos a realizam em grupos e depois socializam suas descobertas. Quando utilizo esse tipo de recurso didático, percebo maior participação e envolvimento dos alunos, tornando as aulas mais atraentes e consequentemente, mais significativas.
Muitas habilidades podem ser desenvolvidas com a ajuda desse recurso didático que é o Geoplano. Dentre elas:
- Identificar a(s) solução (ões) de um sistema de duas equações lineares;-Resolver problemas que envolvam um sistema de duas equações do 1º grau com duas incógnitas;
- Resolver problemas que envolvam semelhança de triângulos.
- Resolver problemas que envolvam o teorema de Pitágoras.
-Resolver problemas que envolvam o perímetro de figuras planas.
-Fazer estimativas de áreas.
-Resolver problemas que envolvam a área de figuras planas: triângulo, quadrado, retângulo, paralelogramo, trapézio, discos ou figuras compostas por algumas dessas.
-Reconhecer funções do primeiro grau como as que têm variação constante;
-Identificar uma função do primeiro grau a partir de sua representação algébrica ou gráfica;
-Representar graficamente funções do primeiro grau;
-Reconhecer funções do primeiro grau crescentes ou decrescentes;
-Identificar os intervalos em que uma função do primeiro grau é positiva ou negativa relacionando com a solução algébrica de uma inequação;
-Identificar geometricamente uma semi-reta como uma representação gráfica de uma inequação do primeiro grau;
-Reconhecer uma P.A. como uma função do primeiro grau
-Localizar pontos no plano cartesiano;
-Representar um conjunto de dados graficamente;
-Resolver problemas que envolvam simetrias no plano cartesiano;
-Relacionar o gráfico de uma função do primeiro grau, no plano cartesiano, com uma reta;
-Resolver problemas que envolvam a distância entre dois pontos no plano cartesiano;
-Reconhecer e determinar a equação da reta a partir de sua inclinação e das coordenadas de um de seus pontos; ou a partir de dois de seus pontos de coordenadas dadas numericamente ou por suas representações no plano cartesiano.
Dimas, 22/04/2013
III CONGRESSO DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS: NOVAS FORMAS DE ENSINAR
Na semana, de 22 a 26 de
setembro de 2014, eu e meu colega de trabalho Ivan Geraldo vivemos, em minha
opinião, uma das melhores experiências profissionais que um professor pode ter.
Participamos do 3º Congresso de Práticas
Educacionais. Tivemos o prazer de representar a Escola E. Antônio Fernandes
de Oliveira(Veredinha) e a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina com o Projeto “Práticas Pedagógicas Diferenciadas para Aulas
de Matemática”
O Congresso reuniu cerca de 1000 educadores de todas as SREs de Minas
Gerais, que compreende mais de 3700
escolas dos mais de 853 municípios mineiros. Todas as escolas tiveram a oportunidade
de se inscreverem, sendo que cada SRE selecionou 08 trabalhos, alguns em forma
de Pôsteres e outros em forma de Expressão oral. O Evento aconteceu no Hotel
Tauá(Caeté), próximo a BH, foi promovido pela equipe da
MAGISTRA – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de
Educadores de Minas Gerais que tem por objetivo reunir profissionais que
alcançaram destaque em sua atuação e que, nesse sentido, investem no registro e
relato de suas experiências. Esse evento, planejado com caráter de
periodicidade anual, pretende se transformar em um espaço de congraçamento, de
troca de experiências e de reflexões e, ainda, uma oportunidade de encontro dos
educadores mineiros da Rede Pública de Ensino.
Adicionar legenda |
O 3º Congresso
contou com a participação de importantes autoridades, dentre elas,
a Secretária de Educação de Minas Gerais Ana Lúcia Almeida Gasola. O evento tem
por objetivo socializar trabalhos,
reunir profissionais da educação, debater e divulgar, entre a comunidade
escolar da Rede Pública de Educação e Pesquisadores das Instituições de Ensino
Superior, práticas e temas ligados à Educação Básica com ênfase nas práticas
que possam trazer novos enfoques, novas ações ou que promovam uma nova
discussão do fazer pedagógico. Ocorreram durante a semana Rodas de Conversas,
Minicursos e apresentações de Projetos Pedagógicos e apresentações culturais.
Os
projetos apresentados pela SER de Diamantina foram:
*A
INCLUSÃO ESCOLAR PARA ALUNOS SURDOS - OS DESAFIOS DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
*EMPREENDEDORISMO
UMA FORMA DE SER
*ENSINO
DE ROBÓTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
*FOTOGRAFANDO
A MATEMÁTICA
*LER,
ESCREVER E FAZER DE CONTA... COLETÂNEA DE TEXTOS
*PEQUENOS
ESCRITORES(Turmalina)
*O JORNAL NA SALA DE AULA
*PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS PARA AULAS DE MATEMÁTICA(Veredinha)
*EDIMAR LINO
DOS SANTOS / IVAN GERALDO VIEIRA DOS SANTOS
Vivemos momentos muito enriquecedores.
Apresentações de trabalhos inovadores na área da Educação e gostaria muito de
compartilhar parte disso tudo com os demais companheiros de trabalho.
Todos os projetos poderão ser vistos
com mais detalhes pelo endereço: http://magistra2.educacao.mg.gov.br/
16 comentários:
Gostei muito do blog!!
Ótimas dicas aos professores!!
Obrigado pelo comentário, colega!
Interessantissimo tudo; basta amar o que se faz para se conquistar tanta prática legal;te admiro;
Caro Edimar, muito bacana suas sugestoes... Show de bola! Pena que nao consegui baixar os arquivos... Tenho um proposta de fazer um PASSA OU REPASSA e os slides são otimos para o meu trabalho... Espero poder contar com sua ajuda em baixar os arquivos ou se possível vc encaminhá-los pra mim via E-mail: eliojaiba@hotmail.com Sou professor da rede municipal e estadual em MG.
Obrigado, Alandra pelo comentário! Que bom que você gostou!
Apesar de saber das minhas limitações, busco a cada dia melhorar.
Vejo na Educação o caminho mais provável para a construção de um mundo melhor e mais justo.
E esses comentários de pessoas que conhecemos e gostamos ainda nos trazem mais energia para acreditar... Valeu mesmo!!!
Olá, Elio!
Você recebeu os arquivos da gincana, que lhe passei? E, realizou a Gincana?
Muito bom o blog.Parabéns!
Obrigado!
Parabéns e obrigada pelo blog
Eu é que agradeço pela visita!
Parabéns pelo seu trabalho. Excelente!
Professor preciso falar com o senhor. Estou precisando muito de sua ajuda!
Eu é que agradeço pela visita!
Boa noite,Prof.Edimar. Sou professora de matemática e visito sempre sua pagina,buscando novas ideias e praticas pedagógicas mas,não consigo baixar os jogos,gincanas. Admiro seu trabalho,suas postagens. Que Deus te abençoe para que continue a desenvolver este belo trabalho.
Boa tarde Sônia! Inicialmente, gostaria de pedir desculpas pela demora em responder! Quanto a baixar os jogos, deve ser pelo fato de faltar algum programa necessário em seu computador. Porém. caso queira algum, me envie o pedido pelo e mail que salvarei em PDF e lhe enviarei.
Postar um comentário